A filosofia do 2° Recanto – Parte XXVI

dezembro 5, 2025 0 Por admin

Vou pedir para minha assistente, Lígia que conduza o Primeiro Recanto para que, em seguida, vocês possam passar para o Segundo Recanto.

Monja Lígia propõe: “Feche os olhos, acalme a respiração e permita que a música conduza ao relaxamento. Imagine o seu recanto, caminhe por ele até encontrar seu companheiro espiritual. Depois, vá até a beira da água, sente-se e mergulhe os pés, deixando que ela leve todo o cansaço. Descalço, relaxe ainda mais. Sinta a água morna aquecendo o corpo, entre em um estado de relaxamento profundo, quase sonolento. Deite-se, feche os olhos e perceba toda a energia do seu companheiro espiritual, que te equilibra enquanto se afasta lentamente, deixando você a sós.

De longe, observe seu amigo fiel, o animal de estimação que te acompanha nessa jornada, aproximando-se suavemente. Ele te conduz ao Segundo Recanto, enquanto o companheiro espiritual permanece à beira da água. No Segundo Recanto, que é igual ao Primeiro, estão todos os animais e aves: o leão, a leoa com seus filhotes, o tigre, a onça com seus filhotes, o bicho-preguiça pendurado na árvore, várias aves voando e o urso. Passeie por esse recanto junto ao líder, reverenciando todos os animais e aves.

O Mestre Espiritualista Florêncio complementa:

Caminhamos por esse recanto e, em seguida, retornamos ao primeiro recanto, onde reencontramos o companheiro espiritual e nos despedimos do animalzinho fiel e dos amigos dele. No primeiro recanto, encontramos nosso companheiro ou companheira espiritual — seja santo, santa, irmão ou irmã espiritual — que nos acompanha neste recanto. Agora, vamos nos espreguiçar.

Quero destacar que podemos buscar nos animais aquilo que tanto precisamos para enfrentar o dia. Eles têm energia e disposição: andam à noite, dormem um pouco, durante o dia saem, caminham, descansam. Os animais agem por instinto, mas possuem algo muito importante que falta aos seres humanos — o respeito à fêmea! Se nós, homens, agíssemos assim, talvez o mundo fosse menos violento.

É algo para refletir. Somos tentados a ficar acomodados, sentados, assistindo televisão ou cinema. Mas é preciso agir, participar. Que tal tentar uma caminhada pela Paz? Afinal, a violência está se espalhando rapidamente pelo mundo.”  (continua) Mestre Espiritualista Florêncio Antonio Lopes.

Amor Entre os Povos

amorentreospovos1@gmail.com

Nosso blog: http://aep.org.br