Transformando a Rotina: O Valor da Concentração e da Meditação

dezembro 18, 2025 0 Por admin

Existem vários tipos de concentração. A do Recanto é mais elevada. Agora, é preciso se concentrar para cortar mandioca; já para picar salsinha e cheiro-verde, é outra concentração: o corte é mais fino e requer mais atenção. Vivemos, em nossa vida, em constantes concentrações.

Temos várias concentrações diárias, como, por exemplo, ao picar uma mandioca e ao cortar uma couve. Por mais relaxado que esteja, ao picar a couve você precisa ter mais atenção do que ao picar a mandioca; e, quando está mexendo com o fogo, é necessário ter ainda mais atenção.

Há uma tensão que exige um tipo de concentração, como a higiene corporal, que é diferente da higiene bucal.

Vivemos sempre concentrados no que vamos fazer. Tudo é muito rápido, trocamos de tarefas sem perceber. Por quê?

É na meditação que nos livramos daquilo que está nos incomodando ou pesando de alguma forma. Só que, na realidade, fazemos o contrário: o que é alegria jogamos fora, e a tristeza mantemos. Por exemplo, com a morte de um ente querido, jogue para cima; isso será bom para você e para ele.

Não guarde; doe toda a roupa para quem precisa, não segure. Eu, por exemplo, nem fotografias tenho; guardo tudo na minha mente.

O importante é fazer com que as coisas aconteçam. Para isso, precisamos trabalhar perfeitamente a concentração e a meditação.

Certo dia, uma pessoa, me perguntou: “Eu vivo doente, procuro viver melhor, mas acabo ficando cada vez mais doente”.

Respondi: “Você não está sabendo lidar com a sua mente. Deveria frequentar uma religião, como a nossa, que ensina a trabalhar com a mente. Não adianta só querer viver melhor. Para que essa mudança seja para todo o sempre, é preciso aprender a usar a mente. Preste bem atenção: só poderá alcançar esse feito quando estiver com muita vontade de viver e o coração cheio de fé e alegria. Assim, querida irmã, nunca irá adoecer, será jovem para sempre.”

Tudo tem o seu valor e a sua energia.

  • Se somos filhos dos Meteoros, quando não há um acasalamento de energias, é só mudar;

Há um jeito de mudar as energias, para equilibrá-las: usar bicarbonato de sódio na limpeza corporal e na limpeza da casa ou de algum objeto.

Modo de fazer:

  • Para limpeza da nossa pele: passar bicarbonato diluído em água; alivia e limpa.
  • Para a parte respiratória: soprar o bicarbonato no ar e respirá-lo; é bom para a parte respiratória. Também usar soro fisiológico, aplicando nas narinas, é ótimo para limpar o nariz por dentro, proporcionando proteção contra viroses.

A única cor negativa que existe é o negro da nossa mente. Busque nas energias das cores a inspiração para realizar algo, como por exemplo, escrever, pintar, cantar, viver etc.

Exercício individual para equilíbrio da mente:

  • Sentar-se, pés separados, coluna ereta, olhar para a parede e fixar o olhar em um ponto. Quando cansar os olhos, fechá-los.

Nota: Coloquem em prática o que aprendem.

“O importante é a gente mudar e não esperar o mundo virar de cabeça para baixo para mudar.” (Mestre Espiritualista Florêncio Antonio Lopes)

 Nosso endereço: Rua Mariana Junqueira, 1205 – centro – Ribeirão Preto – SP, fone/zap: 16 99168-1450

Amor Entre os Povos

Blog: https://aep.org.br

amorentreospovos1@gmail.com